quinta-feira, 24 de junho de 2010

Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano - LIAU


A Educação Ambiental nas escolas da RME tem apresentado ao longo dos últimos anos muitos avanços e uma necessidade cada vez maior de acompanhar os desafios de uma sociedade que cada vez consome mais ao mesmo tempo em que necessita rever hábitos e atitudes cotidianas.
O lançamento do Atlas Ambiental de Porto Alegre em 1998, inaugura na rede uma nova etapa da Educação Ambiental a partir do conhecimento do território. Uma nova leitura da paisagem urbana acontece e nela estamos todos inseridos e co-responsáveis a partir da introdução de conteúdos que vão revelando o sistema natural, o sistema construído e a gestão ambiental.

Dentro deste novo olhar aos poucos foi sendo organizado o LIAU – Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano, na EMEF Judith de Macedo. Este Laboratório objetiva capacitar a comunidade escolar a se constituir em centro de saberes para a sustentabilidade local, interpretando e representando o território, a paisagem do bairro onde está inserida, o manuseio de técnicas que levem o aluno a uma descoberta de sua territorialidade e fomentar a produção de materiais didáticos para serem incorporados na sala de exposição do laboratório.
A partir da experiência realizada pela EMEF Judith de Macedo, propomos a ampliação para mais quatro escolas da rede neste ano: EMEF Chico Mendes, EMEF Lauro Rodrigues, EMEF Chapéu do Sol e EMEF Anísio Teixeira.

Por incentivo da SMED, a nossa Escola abraçou a idéia e a professora Adriane Bülow Hermany, em 2008 iniciou as oficinas com seus alunos, através do estudo do mapa do Municipio de Porto Alegre e a construção de maquetes. Seus alunos construiram maquetes em isopor e gesso das placas tectônicas, relevo, cobertura vegetal e fauna, dos mapas do Brasil, Rio Grande do Sul e do Bairro Mário Quintana onde está localizada a E.M.E.F. Chico Mendes.

Com a mudança da professora Adriane para outra escola assumi também a Coordenação do LIAU de nossa Escola, visto que já coordenava as Oficinas de Robótica, o que me permitiu fazer um trabalho interdiciplinar em muitos momentos.

Professora Iara Maria Silva Rojas

7 comentários:

  1. Jussara f.t.da costa
    Liau=Laborátorio de inteligencia de ambiente urbano.
    Nós fizemos uma horta ano passado que plantamos hortelã,couve,e outras coisas importantes para a saúde da comunidade.Fizemos pesquisas dentro bairro Mario Quintana,Fizemos mapas do comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Lidiana.
    Eu estudo na escola CHICO MENDES na turma C21 e participo das aulas de LIAU há 2 anos e acho muito legal porque aprendemos várias coisas importantes para o meio ambiente

    Liau=Laboratório de inteligencia do ambiente urbano.

    ResponderExcluir
  3. Bom,parabéns aos alunos e professores que estão comandando este projeto na escola chico mendes...
    melhor seria se todas as escolas da rede minicipal
    e na estadual
    Dante Dos Santos Menendez.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei as fotos,e todos os comentarios.. bjs para todos!!meus parabens para todos os alunos e professores

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS,para todos os alunos,que contribuiram para fazer esse blog....
    Esta show...

    ResponderExcluir
  6. kamille

    eu gostei muito do liau,e eu tambem vou aprender muitas coisas no liau.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!
    Sou professora de artes na Escola Wenceslau Fontora e espero futuramente contribuir com outros professores, especialmente a Professora Nedi que já tem um inicio deste trabalho em nossa escola
    Teresa de Lucena

    ResponderExcluir